dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     28/04/2024            
 
 
    

Em um contexto de mercado de grãos caracterizado majoritariamente pelas commodities, a cadeia produtiva do trigo diferencia-se pela complexidade, devido à variabilidade de aptidão tecnológica e a potencial presença de contaminantes, como as micotoxinas. Nos sistemas atuais de produção, armazenamento e processamento de trigo, as informações importantes são indisponíveis e/ou inacessíveis entre os elos da cadeia produtiva, inviabilizando a segregação e a garantia de autenticidade dos produtos disponibilizados aos consumidores.

Os sistemas de rastreabilidade são ferramentas que podem garantir a eficácia dos métodos de controle de qualidade adotados na produção de alimentos. Para tanto, as fases de produção, armazenamento, processamento e distribuição, devem ser documentadas de maneira atualizada e fidedigna. Esta ampla e dinâmica geração, captação e transmissão de dados, demanda soluções informatizadas, para conferir agilidade e confiabilidade na comunicação destas informações.

O Sistema de Rastreabilidade Digital para Trigo apresenta uma solução inovadora e prática, contribuindo para preservar a segurança dos alimentos, gerar critérios objetivos para a comercialização e disponibilizar produtos de acordo com as especificações requeridas pelos moinhos e indústrias.

O sistema de rastreabilidade digital foi desenvolvido através de parceria estabelecida entre a Embrapa Trigo e a Universidade de Passo Fundo. A validação do sistema de rastreabilidade digital está sendo realizada, junto a produtores, cooperativas, moinhos e indústria de alimentos. Nos quais são registrados o manejo adotado na fase de produção e de pós-colheita, conforme preconizado na Produção Integrada de Trigo (PIT). Desta forma, diferentes estruturas na cadeia produtiva de trigo, incluindo produtor, armazenador, moinho de trigo e indústria de alimentos, estão sendo envolvidas na inserção e transmissão de informações para a rastreabilidade.

A operacionalização do sistema de rastreabilidade está sendo realizada através da Internet no domínio http://www.e-rastrear.com.br, com restrição de acesso, através de cadastro de usuário e senha. Atualmente, 200 usuários de diferentes estruturas na cadeia produtiva de trigo, totalizando 21 instituições parceiras, estão cadastrados no sistema; foram incluídos 356 cadernos de campo e 21 cadernos de pós-colheita.

O sistema de rastreabilidade digital permite identificar a procedência e o manejo adotado nas diferentes etapas de produção e de pós-colheita do trigo. A inovação deste sistema consiste na transmissão de informações sobre a procedência e a qualidade dos produtos, em tempo real e de forma segura, ao longo das etapas da cadeia produtiva.
O banco de dados armazena todas as informações de forma segura e eficiente, viabilizando a captura, a análise, o processamento e a transmissão, visando melhorar a exatidão e a velocidade de acesso às informações do trigo rastreado. As informações cadastradas são confidenciais, e somente poderão ser visualizadas pelos usuários da mesma instituição.

O cadastro de cultivares de trigo, principais pragas e doenças, agroquímicos e dosagens recomendados para trigo, possibilita a seleção no momento do registro, agilizando a atualização de informações e minimizando o risco de erros na digitação. Adicionalmente, o sistema de alerta para a ocorrência de giberela e brusone no trigo – SISALERT (http://www.sisalert.com.br), foi associado ao sistema de rastreabilidade digital, viabilizando o monitoramento destas doenças.

O caderno de campo digital é específico para cada parcela, que corresponde à área homogênea semeada com a mesma cultivar de trigo, e contém as informações do manejo adotado na lavoura, como: tratamento de sementes, semeadura, adubação, controle de plantas invasoras, monitoramento de doenças e de pragas, aplicações de fungicidas e de inseticidas. Da mesma forma, a rastreabilidade digital na pós-colheita está sendo desenvolvida para manter as informações dos lotes de trigo nas diferentes etapas de armazenamento e de processamento.

Os registros de aplicação de agrotóxicos na produção e na pós-colheita, são importantes para disponibilizar informações quanto ao agroquímico utilizado, dose e data de aplicação. Ainda, na fase de pós-colheita poderão ser acessadas informações quanto ao resultado de análises de qualidade tecnológica e de contaminantes.
 
Desta forma, a adoção do sistema de rastreabilidade digital possibilita o acesso, em tempo real, às informações de procedência, de manejo e de qualidade de lotes de trigo, viabilizando a diferenciação de produtos no mercado, além de ser adequado para fins de certificação de acordo com diferentes programas de controle de qualidade.

O sistema de rastreabilidade digital, por ser genérico e modular, uma vez validado para a cadeia produtiva do trigo, poderá ser adaptado e utilizado para outras cadeias produtivas, viabilizando a rastreabilidade de outros produtos. Considerando a expansão do mercado de produtos diferenciados, evidenciando características específicas relativas a qualidade, aptidão tecnológica e/ou indicações geográficas, haverá ampliação da demanda por sistemas de rastreabilidade, visando atender exigências de normativas e do mercado consumidor. A disponibilidade de informações referentes a um lote determinado de grãos, possibilita a segregação, de acordo com as especificações para o produto final, otimizando a logística de distribuição e de armazenamento disponíveis. Mais informações podem ser obtidas no domínio http://www.cnpt.embrapa.br/e-rastrear/

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Informação e tecnologia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada